Pessoas interessadas na língua japonesa frequentemente me perguntam como aprender o idioma. O maior erro é pensar que o estudo de uma língua é semelhante às disciplinas da escola. Por isso, muitos iniciantes tentam adquirir apenas conhecimentos teóricos. Embora o conhecimento seja importante, a prática é essencial nessa fase. A habilidade de um idioma é semelhante à de um esporte. Um jogador de futebol consegue aprender a jogar apenas lendo livros sobre o tema? Além disso, o esforço é fundamental. Um jogador não consegue jogar futebol sem correr. Por isso, ao aprender uma língua, é melhor contar com um parceiro de conversa ou um instrutor.
Já para as pessoas capazes de falar em algum nível, o conhecimento se torna mais relevante. O domínio do idioma está associado à capacidade de utilizar inúmeras expressões em contextos variados, assim como um jogador profissional precisa compreender a teoria do jogo para aplicá-lo em uma situação determinada. O ambiente ideal para o estudo é uma instituição educacional ou uma empresa. Enquanto o usuário lê documentos e apresenta suas ideias em japonês, seu nível no idioma se desenvolve.
Para aqueles que não têm acesso a esses espaços, recomendo a leitura de textos. Atualmente, é muito fácil ter contato com a língua japonesa pela internet. Você conhece “Shousetsuka ni Narou”( 小説家になろう)ou “Kakuyomu”(カクヨム)? São sites onde escritores amadores publicam suas obras gratuitamente. Algumas dessas obras não apenas foram comercializadas, mas também se tornaram animes de sucesso, como “Mushoku Tensei”(無職転生). Provavelmente, você encontrará algo interessante ao navegar por esses sites.

Deixe um comentário