Ao comparar japoneses e brasileiros, considero que um dos pontos mais fortes dos brasileiros é o poder de apresentação. Em geral, eles sabem se expressar de forma enfática, tornando seu estilo de discurso mais dinâmico. Isso se deve ao uso da entonação de voz e da expressão facial, que ajudam a enfatizar suas falas.
Uma indonésia me disse: ‘ Os japoneses apresentam várias expressões faciais. ‘ Imagino que ela tenha dito isso porque nunca conheceu brasileiros. Já ouvi falar que o rosto de um japonês é como uma máscara do teatro Noh, uma tradicional arte japonesa. No teatro Noh, os atores interpretam diversas cenas usando a Noh-men, a máscara característica do gênero. Essas máscaras são conhecidas por sua aprência ambígua, capaz de expressar tanto um sorriso quanto tristeza ao mesmo tempo. A propósito, a expressão ‘Noh-men no you’ (能面のよう) significa inexpressivo.
Talvez, para muitos brasileiros, a falta de variação nas expressões faciais dos japoneses seja percebida como robôtico. Se alguém tiver interesse, pode assistir ao vídeo ‘就活狂奏曲’ (Shukatsu Kyousoukyoku), aborda de forma humorística e crítica a seriedade do mercado de trabalho japonês.

Deixe um comentário