Multas por jogar lixo em Belém:

Segundo as notícias, quem joga lixo na rua passará a ser multado em Belém. Considero que essa media uma das campanhas realizadas para preparar a cidade para a COPO30. Honestamente, dificilmente consigo aceitar que a cidade esteja limpa, apesar de sua rica natureza.

Entretanto, fico em dúvida se os paraenses vão respeitar a nova regra porque, até onde vejo, as crianças brasileiras não aprendem a cuidar do ambiente escolar. Em geral, é difícil abandonar hábitos adquiridos na infância. Além disso, parece que algumas pessoas no Brasil enxergam a limpesa como um trabalho associado à classe social baixa.

Antigamente, os pais de alunos que estudavam japonês em uma escola fundamental pediram à diretora que seus filhos aprendessem mais sobre a cultura japonesa. Em resposta, ela introduziu a prática de limpesa nas salas de aulas, assim como as crianças fazem no Japão. Seu objetivo era que os alunos aprendessem a respeitar o ambiente em que vivem. Contudo, muitos pais reagiram negativamente, dizendo: ‘Não deixe que meu filho faça trabalho de faxineiro’. Além disso, certa vez, enquanto eu limpava uma sala de sual, uma aluna riu e apontou para mim, dizendo: ‘Ele está fazendo trabalho de faxineiro’.

E alguns países, considera-se que jogar lixo na rua é aceitável porque isso supostamente gera empregos para pessoas mais pobres. Não sei se os brasileiros pensam assim. No entanto, espero sinceramente que Belém se torne mais higenizada.

 

Deixe um comentário