Aprendendo uma idioma na Era Contemporânea

Assisti a uma parte de um vídeo sobre a necessidade de estudar inglês na era do desenvolvimento radical da inteligência artificial. Embora eu tenha gostado de estudar inglês na escola, o idioma é uma das disciplinas que mais provocam tontura na maior parte dos estudantes japoneses. Honestamente, quando estudava inglês no ensino médio e colegial, as aulas não eram interessantes, porque não havia atividades para aprender conversação, e a meta do estudo era apenas passar no vestibular. Achei engraçado ver o protagonista do vídeo comentando sobre a IA como se fosse um libertador capaz de salvar os japoneses do sofrimento das aulas de inglês.

Entretanto, embora a IA consiga interpretar e traduzir inglês para outros idiomas de forma precisa, as pessoas não deixarão de estudar inglês. Isso porque o aprendizado de idiomas não é motivado apenas por razões econômicas, mas também pelo interesse cultural, assim como acontece com os brasileiros que estudam japonês.

Atualmente, muitos brasileiros estudam japonês devido ao interesse despertado pela cultura japonesa, como comida, arte, mangá e animê. Apesar de a língua não ser indispensável para assistir a animes — pois há legendas e dublagens disponíveis —, esse interesse cultural é importante para a expansão do japonês no Brasil. Embora esse motivo cultural não seja tão forte quanto o econômico, ele desempenha um papel significativo.

Levando isso em consideração, o papel dos professores está mudando. Eles não se limitam a ensinar o idioma, mas também fortalecem e difundem a cultura no país

Deixe um comentário