Reputação de docente

Reputação de docente

Considero que minha maior vantagem como professor de japonês é a criação de materiais didáticos. Acredito ser um dos professores que mais produziram recursos educacionais de língua japonesa no Brasil. Ao verificar a pasta onde estão armazenados, o número de itens ultrapassa 25 mil.

Hoje em dia, o avanço da tecnologia digital facilita muito meu trabalho. Quando comecei nessa carreira, era extremamente difícil criar um vídeo. No entanto, atualmente existem ferramentas úteis para gerar áudios e até ilustrações com inteligência artificial. Talvez, hoje, não seja impossível que um professor prepare uma apostila personalizada para cada aluno.

Levando isso em consideração, comecei a pensar: qual seria a imagem ideal de um professor de japonês para os alunos? Se todos os professores forem capazes de apresentar materiais personalizados e de alta qualidade, a diferença entre eles diminuirá. Nesse cenário, a atratividade pessoal do docente se tornaria ainda mais importante para cativar os alunos — aparência, voz, jeito de falar, entre outros fatores.

Em japonês, existe a palavra “虚実”, que pode ser traduzida como “ficção e realidade”. Seu significado varia de acordo com a área. No kendô, por exemplo, “虚” representa uma condição de vulnerabilidade ou ausência de energia, enquanto “実” representa um estado de força e plenitude. Penso que, no mercado de trabalho, “虚” pode ser interpretado como a fama — uma aparência construída. Como não sou um influenciador, é difícil conquistar esse tipo de reputação positiva por conta própria.

Recentemente, produzi meu 500º vídeo no YouTube. Se quiser, fique à vontade para aproveitá-lo.
https://youtu.be/A3XsHyqciM8

Deixe um comentário