Elf japonizado

Elf japonizado

「冷蔵庫に何がありますか」「卵しかありません」「じゃあ、オムレツを作りましょう」

“O que há na geladeira?”
“Apenas ovos.”
“Então vamos fazer omelete.”

Essa foi a conversa que usei como base para solicitar a criação de uma ilustração.

No entanto, a IA criou uma imagem de uma elfa segurando um prato cheio de ovos.
Não entendi por que a IA desenhou isso.

Ao observar essa elfa, percebo que ela é loira e tem orelhas pontudas — características que coincidem com a imagem típica de elfas em obras de fantasia no Japão. Originalmente, elfos vêm do folclore europeu e não eram necessariamente belos; às vezes, eram retratados até como monstros. É interessante, por exemplo, ver a imagem de um elfo desenhada por Shigeru Mizuki, o autor de GeGeGe no Kitarō (ゲゲゲの鬼太郎).

No Japão, a imagem padrão da elfa — loira, linda, magra, com orelhas pontudas — foi popularizada pela novel Record of Lodoss War (ロードス島戦記), escrita por Ryo Mizuno. Deedlit, a heroína dessa obra, é uma elfa alta e imortal que se dedica a impedir a grande guerra que ocorre na ilha fictícia de Lodoss, ao lado de Parn, o herói da história. Como essa obra fez muito sucesso no Japão, a imagem de Deedlit se tornou o modelo padrão para elfas em muitas outras obras japonesas. A propósito, existe até um jogo de aventura em que Deedlit é a protagonista.

Quando conversei com um indonésio no HelloTalk, ele me disse que gosta de um certo anime justamente porque a elfa da história é muito bonita. É curioso como essa imagem “japonizada” da elfa acabou sendo exportada de volta para o exterior.

Deixe um comentário